Recentemente fomos procurados para realizar o trabalho de marketing digital em uma grande empresa localizada em araraquara, esta empresa funciona como uma intermediadora entre motoboy e estabelecimentos de comida. Ela fornece motoboys para essas empresas, junto com um sistema de gerênciamento geral para os pedidos e motoboys. Tambêm funciona como uma ótima opção para entregadores que precisam de trabalho, cada entrega realizada gera um repasse no aplicativo para o motorista.
Inicio do trabalho de SEO
Normalmente todos os sites que acabam chegando para nossa equipe é necessário que repasse uma análise completa pela nossa equipe. Neste caso, nosso cliente não possuia um site(confira o site que criamos para eles clicando aqui IZI Delivery), apenas um instagram. Então o primeiro ponto foi analisarmos os concorrentes, veja como fizemos isso.
A empresa contratante foi a IZI Delivery, como se trata de um sistema SAAS para gestão de delivery, foi necessário verificar concorrentes como ifood, uber e outros sistemas do tipo. Esse ponto é importante para sabermos como nossos concorrentes trabalham, também deixa mais claro algumas informações que podemos repassar para o cliente e a equipe de trabalho, veja algumas informações:
- Tempo para atingir o topo das pesquisas: Alguns nichos acabam sendo mais difíceis de trabalhar o SEO. Por exemplo, negócios locais são mais fáceis, porêm tem menas pesquisas. Negócios online tem um número maior de pesquisa porem são mais disputados. Além disso também precisamos ver se os principáis concorrentes estão trabalhando SEO, caso estejam, isso dificulta o trabalho.
- Investimento no projeto: Saber quanto de conteúdo vamos precisar gerar, quanto tempo de planejamento será usado, investimento em backlinks, investimento em hospedagem e todos esses fátores estão ligados diretamente na primeira análise.
- Investimento no site: Como foi mencionado, neste caso o cliente não possuia um site, mas caso existisse, seria feito uma análise no site do cliente, caso houvesse erros de SEO(99,9% dos sites tem erros), seria enviado um orçamento a parte para a criação do novo site.
Essa são as informações básicas que uma análise pode trazer, sempre marcamos uma reunião com o cliente no início do projeto para explicar o serviço, e todas as informações que passamos anteriormente, assim deixamos o cliente mais confortável e também ligado no trabalho que vamos fazer.
Site pronto e início do trabalho
Realizamos o envio do orçamento para o cliente, ele topou realizar a criação de site e otimização de SEO, realizamos o trabalho em algumas semanas. Assim que o site terminou, realizamos 20 postagens no blog e instalamos as configurações do Google Search Console. Realizamos a configuração de sitemap e agora lançamos o site.

Essas são as informações do site com algumas semanas, vale lembrar que anteriormente o site possuia um sistema, então por isso temos impressões anteriores.
Próximos passos
Estamos adicionando postagens relevantes e analisando o conteúdo do que já estava no site. Também estamos realizando a compra de backlinks e outras estratégias, tudo isso deve gerar resultado em algumas semanas. Após conseguirmos melhorar os acessos no site, vamos trabalhar em melhorar a conversão.
Conclusão
Esse é uma breve análise de um caso real que estamos trabalhando na nossa empresa, daqui a alguns messes estareu trazendo alguma atualização sobre esse projéto, acompanhe nosso blog.